ROLANDO TORO

A base conceptual da Biodanza provém de uma meditação sobre a vida, do desejo de renascer dos nossos gestos despedaçados, da nossa vazia e estéril estrutura de repressão. Poderíamos dizê-lo com certeza: da nostalgia de amor. Creio numa dança orgânica que responda aos padrões de movimento que originam a vida. Movimentos capazes de incorporar entropia negativa, posições geratrizes, harmonia musical entre os seres vivos, ressonância profunda com o micro e o macrocosmos. O nosso propósito é elucidar essas pautas de movimento para a vinculação real. Procuramos acesso a um novo modo de viver despertando a nossa adormecida sensibilidade.Rolando Toro

BIOGRAFIA

Rolando Toro

Rolando Mario Toro Araneda nasceu a 19 de Abril de 1924 em Concepción, Santiago do Chile.
Foi professor do ensino básico destacando-se pelo seu carácter inovador na visão pedagógica da época. Propôs “uma escola fundamental de carácter experimental” com a ideia urgente de “incluir a arte como a dimensão básica da nova civilização”. Promoveu exposições e espectáculos e organizou, juntamente com outros profissionais, o Primer Festival del niño, em Santiago do Chile, que envolveu a participação de seis mil crianças.

O Festival pretende expor que a riqueza interior existe, que só espera oportunidade, estímulo e compreensão para fazer-se visível.Rolando Toro

Os anos 60 foram marcados por uma fervorosa actividade académica: assumiu o lugar de docente de Psicologia da Aprendizagem e da Expressão Artística na Universidade Católica do Chile e integrou, como investigador, o CEAM – Centro de Estudios de Antropologia Médica da Escuela de Medicina dell’Università de Chile, fundado por Francisco Hoffmann, na Faculdade de Medicina de Santiago. Neste Centro, com o propósito de humanizar a medicina, e em parceria com Ludwig Zeller e Claudio Naranjo, liderou um laboratório experimental com a colaboração de mais de duzentos voluntários, sobretudo artistas, onde estudou a evolução da expressão artística sob os efeitos do LSD-25. Os resultados extraordinários nos níveis de percepção e criação, culminaram na exposição “Arte LSD”. Em 1965, Rolando Toro ingressou como investigador em Psicologia no Hospital Psiquiátrico de Universidad de Chile, sob a orientação de Augustin Telléz. Nesse ambiente inovador, Telléz e a sua equipa conduziam uma série de estudos visando descobrir terapias complementares que integrassem a arte ao tratamento psiquiátrico. Foi nesse contexto enriquecedor que Toro iniciou as suas pesquisas sobre abordagens terapêuticas que incorporavam a música e o movimento. Deste trabalho pioneiro, surgiu a Psicodanza, que mais tarde se transformaria na Biodanza.

O êxito do método impulsionou a sua expansão a partir dos anos 70 a nível internacional, aplicando-a noutros quadros clínicos e ao público em geral. Dedicou o resto da sua vida ao aprofundamento teórico e metodológico do Sistema Biodanza, à sua difusão e ensino.

O meu pai morreu a 16 de Fevereiro de 2010, deixando milhares de páginas manuscritas, poemas, desenhos e pinturas, e uma recordação indelével em cada pessoa que o conheceu, não apenas pela sua superabundância criativa, mas pela melhor das suas qualidades: ver a luz no outro e fazê-la revelar-se.Viviana L. Toro Matuk

PERCURSO BIOGRÁFICO

1939 – 1943 – Recebe o diploma de professor primário pela prestigiada Escuela Normalista José Abelardo Núñez, Santiago do Chile
1944 – Faz o Serviço Militar
1945 – 1948 – Professor em Talcahuano, Chile
1946 – 1948 – Estudante de Medicina na Universidad de Concepción, Chile
1949 – 1950 – Enfermeiro das FF.AA. – Fuerzas Armadas, Santiago do Chile
1951 – 1953 – Professor na Escuela Granja de Pocuro, Los Andes, Chile
1953 – Realiza a exposição Los pintores niños de Pocuro na Sala de Exposiciones del Ministerio de Educación em Santiago do Chile incentivado por Ludwig Zeller e a sua itinerância sob a gestão de Lilo Salberg na Universidad de Chile, no Museu de Arte Moderna de Amsterdão, Londres e outras cidades importantes da Europa
1954-1956 – Professor em Valparaíso e Santiago
1954 – Criador do primeiro Festival del Niño na Universidad de Chile
1955 – Criador do segundo Festival del Niño na Universidad de Concepción
1956 – 1958 Responsável pelo Laboratório de Psicologia de la Escuela de Educación da Universidad de Concepción
1959 – Inicia os estudos em Psicologia na Universidad de Chile
1960 – Organiza:

  • Ciclos de conferências sobre educação na Scuola di Educazione dell’Università di Concepción, a convite do reitor Rolando Merino;

  • Ciclos de conferências e ensaios sobre Metodologia da educação artística e técnicas de psico-diagnóstico da personalidade mediante o desenho e a pintura na Universidad Catolica de Chile.

1960 – 1966 – Professor de Psicologia da Criatividade, na Universidad Católica de Chile
1960 – 1966 – Professor Assistente no CEAM – Centro de Estudios de Antropologia Médica da Escuela de Medicina dell’Università de Chile, dirigido por Francisco Hoffman
1960-1969 – Professor de Psicopatologia del Art, Universidad Católica de Chile
1962 – Aplicação de uma nova pedagogia, a Educação Biocêntrica, nas escolas onde ensinava
1962 – 1966 – Investigador no Instituto de Investigación del Hospital Psiquiátrico de Santiago de Chile, sob orientação de Augustin Telléz
1964 – Licenciatura em Psicologia na Escuela de Psicologia do Instituto pedagógico da Universidad de Chile, sob orientação de Claudio Naranjo
1965 – Realiza as primeiras experiências de Psicodanza no Hospital Psiquiátrico de Santiago de Chile
1967 – 1969 – Professor de Psicologia de la Expression, Departamento de Estética da Pontificia Universidad Católica de Chile
1970 – 1974 – Professor de Psicodanza no Departamento de Estética da Pontificia Universidad Católica de Chile
1971 – Apresenta a Psicodanza no primeiro Congreso de Musicoterapia, em Buenos Aires
1973 – Direcção dos Juegos de Psicodanza, no Teatro Camilo Henríquez, Caupolicán, Gran Palace, Municipal de Viña, espectáculo com a finalidade de difundir os benefícios do sistema
1974 – 1989 – Desenvolve o Sistema Biodanza trabalhando em diferentes instituições, com pessoas com fragilidades físicas e psíquicas. Abre as primeiras Escolas de Formação de Professores de Biodanza no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre; e na Argentina em Buenos Aires
1975 – Emigra para Buenos Aires, Argentina
1976 – Apresentação dos Juegos de Psicodanza sob o nome Trance, no Teatro Coliseo, Buenos Aires, Argentina
1978 – Altera o nome da Psicodanza para Biodanza
1978 – 1980 – Trabalha com o Instituto de Radioterapia Osvaldo Cruz, Buenos Aires, Argentina.
1979 – Emigra para São Paulo, Brasil
1980 – Professor de Biodanza para crianças cegas no Instituto dos Cegos, Fortaleza, Brasil
1980 – Trabalha para a reabilitação através da Biodanza no Hospital Souza de Lima, Bauru, Brasil
1984 – Conduz um ciclo de sessões de Biodanza para pacientes psiquiátricos no Centro de Estudos Franco da Rocha – Hospital de Juqueri, em São Paulo, Brasil
1986 -1988 – Forma professores didactas no Curso de Formação Didáctica em Biodanza, em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil
1989 – Muda-se para o Lago di Como, Itália, onde funda a Scuolatoro, primeira Escola Modelo em Milão, e difunde o Sistema Biodanza por toda a Europa:

  • Conferência sobre Biodanza na Universidade de Friburgo, Suíça;

  • Pesquisa sobre a reabilitação existencial de Biodanza nas doenças de Parkinson e Alzheimer promovida pelo Centro Studi sulle Problematiche Socioculturali della Terza e Quarta Età, em Varese, Itália;

  • Propõe Cursos de Especialização em diversas áreas de Aplicação da Biodanza: crianças, adultos, idosos, casais, gestantes, famílias, no âmbito social, educacional e clínico.

1998 – Regressa ao Chile e abre a segunda Escola Modelo, com sede em Santiago do Chile
2000 – 2010 – Viaja pela África, Europa e Ásia e aprofunda os fundamentos epistemológicos do Sistema Biodanza, oferecendo Cursos de Formação Didáctica e actualizações. Lança mais de 200 Escolas de Biodanza em todo o Mundo. Cria e dirige o movimento da Biodanza através da IBF – International Biocentric Foundation
2001 – Candidato ao Prémio Nobel da Paz
2006 – Nomeado Doctor Honoris Causa na Universidade Federal de Paraíba, Brasil
2008 – Nomeado Profesor Emérito pela Universidad Metropolitana del Perú
2010 – Morre a 16 de Fevereiro, em Santiago de Chile
2019 – Reconhecido na VU com uma azinheira pela adopção da Scuola Primaria XXV Aprile, no dia 15 de Março de 2019. O projecto VU – Viale dell´Umanità dei Diritti Umani, cuidado pela Comitato Viale dell’Umanità e dei Diritti Umani, “é um percurso arborizado na companhia de algumas personalidades extraordinárias que amavam as pessoas comuns e o planeta onde passaram a sua vida. As árvores dedicadas a estas celebridades, testemunharão o princípio da sacralidade da vida ideal a que cada um deles dedicou a sua existência. A avenida, partindo do Parque Vingone, percorrerá Scandicci e unirá as escolas, traçando um percurso biológico de cultura e reflexão”

LEGADO. O FUTURO DA BIODANZA.

Rolando Toro deixou um legado inolvidável com um valor inestimável para a humanidade!!

Num documento significativo designado por testamento intelectual e composto por sete páginas manuscritas, expressou com instruções claras, a garantia de que a sua visão permanecesse viva e íntegra, disponível para as gerações futuras. Delegou a responsabilidade pela continuidade e expansão do Sistema Biodanza à Assessoria  Metodológica.

A Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto tem o prazer de disponibilizar a tradução deste importante documento e uma cópia do original em formato PDF, para download. Convidámo-lo a explorar as suas palavras e a deixar-se inspirar por sua sabedoria, que vincula toda a comunidade de Biodanza na busca de uma vida mais plena e harmoniosa.

Testamento intelectual

Nomeação permanente
de Eliane Matuk e
Claudete Sant’Anna
na Direcção da
Assessoria Metodológica

Milão, 25 de Fevereiro de 2009.

Como complemento de carácter fundamental que desejo integrar no meu testamento, deixo as seguintes instruções sobre a Assessoria Metodológica:

A Assessoria Metodológica tem como objectivo conservar a integridade e genuinidade do Sistema Biodanza para que este perdure para a humanidade do futuro.

Concedo à Eliane Matuk, que é minha assessora metodológica há 23 anos, a faculdade de convidar colaboradores que ela considere aptos para integrar uma equipa técnica que possa partilhar os objectivos desta Assessoria.

Os critérios de escolha que tomei como referência foram a paixão pelo estudo da minha teoria e metodologia de Biodanza, uma rigorosa ortodoxia, uma clara visão da missão Biocêntrica da Biodanza e uma atitude de pesquisa permanente e incansável de consciência ética.

As funções da Assessoria Metodológica são aquelas que durante a minha vida têm sido exclusivamente desenvolvidas por mim: Protecção da correta aplicação da Biodanza nas respectivas áreas, no âmbito privado e institucional. Actualmente a Assessoria Metodológica é constituída por Eliane Matuk, Claudete Sant’Anna, Marcelo Mur, Nadia Costa Robin.

Eliane Matuk poderá incluir novos membros segundo os critérios já mencionados. Poderá também, eventualmente, excluir membros que se desviem dos propósitos já mencionados.

As funções desta Assessoria incluem também possíveis aperfeiçoamentos do programa de formação em Biodanza, a publicação dos meus textos teóricos e metodológicos de Biodanza, aprovação ou rejeição de propostas de Biodanza em relação a extensões, supervisão de programas de extensão.

Eventuais aperfeiçoamentos futuros que possam contribuir para a evolução do Sistema Biodanza, introdução de novas músicas, avaliação e possível inclusão de novos exercícios serão competências exclusivas da Assessoria Metodológica.

Para decidir sobre estas competências, esta Assessoria deverá contar com o consenso unânime dos seus membros.

Esta resolução da minha parte dá-me uma grande esperança de que o Sistema Biodanza, que criei, possa um dia influenciar de forma decisiva a mudança para um mundo mais humano.

Se o Sistema Biodanza fosse entregue ao livre-arbítrio dos distintos directores e professores, perderia a sua coerência e eficácia.

Nestes últimos anos tenho constatado, com profunda preocupação, que muitos dos nossos professores incluem no Sistema Biodanza ideias de outros autores, cujas concepções são fundamentalmente diferentes e até contrárias às minhas, propondo além disso músicas que não correspondem aos critérios de selecção musical que propus a partir de laboriosos estudos.

A inclusão de exercícios e músicas inapropriadas e a frequente ausência de exercícios do elenco oficial, diminuem e por fim anulam os efeitos benéficos da Biodanza.

Por estas razões resolvo nomear a Professora Eliane Matuk, que para mim representa uma garantia de ortodoxia, e a sua equipa de Assessores Metodológicos, de grande competência, para desempenhar de forma permanente, as funções inerentes à Assessoria Metodológica.

Milão, 25 de Fevereiro de 2009

TESTAMENTO INTELECTUAL ORIGINAL

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LEGADO. O FUTURO DA BIODANZA.

Rolando Toro deixou um legado inolvidável com um valor inestimável para a humanidade!!

Num documento significativo designado por testamento intelectual e composto por sete páginas manuscritas, expressou com instruções claras, a garantia de que a sua visão permanecesse viva e íntegra, disponível para as gerações futuras. Delegou a responsabilidade pela continuidade e expansão do Sistema Biodanza à Assessoria Metodológica.

A Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto tem o prazer de disponibilizar a tradução deste importante documento e uma cópia do original em formato PDF, para download. Convidámo-lo a explorar as suas palavras e a deixar-se inspirar por sua sabedoria, que vincula toda a comunidade de Biodanza na busca de uma vida mais plena e harmoniosa.

Testamento intelectual

Nomeação permanente
de Eliane Matuk e
Claudete Sant’Anna
na Direcção da
Assessoria Metodológica

Milão, 25 de Fevereiro de 2009.

Como complemento de carácter fundamental que desejo integrar no meu testamento, deixo as seguintes instruções sobre a Assessoria Metodológica:

A Assessoria Metodológica tem como objectivo conservar a integridade e genuinidade do Sistema Biodanza para que este perdure para a humanidade do futuro.

Concedo à Eliane Matuk, que é minha assessora metodológica há 23 anos, a faculdade de convidar colaboradores que ela considere aptos para integrar uma equipa técnica que possa partilhar os objectivos desta Assessoria.

Os critérios de escolha que tomei como referência foram a paixão pelo estudo da minha teoria e metodologia de Biodanza, uma rigorosa ortodoxia, uma clara visão da missão Biocêntrica da Biodanza e uma atitude de pesquisa permanente e incansável de consciência ética.

As funções da Assessoria Metodológica são aquelas que durante a minha vida têm sido exclusivamente desenvolvidas por mim: Protecção da correta aplicação da Biodanza nas respectivas áreas, no âmbito privado e institucional. Actualmente a Assessoria Metodológica é constituída por Eliane Matuk, Claudete Sant’Anna, Marcelo Mur, Nadia Costa Robin.

Eliane Matuk poderá incluir novos membros segundo os critérios já mencionados. Poderá também, eventualmente, excluir membros que se desviem dos propósitos já mencionados.

As funções desta Assessoria incluem também possíveis aperfeiçoamentos do programa de formação em Biodanza, a publicação dos meus textos teóricos e metodológicos de Biodanza, aprovação ou rejeição de propostas de Biodanza em relação a extensões, supervisão de programas de extensão.

Eventuais aperfeiçoamentos futuros que possam contribuir para a evolução do Sistema Biodanza, aporte de novas músicas, avaliação e possível inclusão de novos exercícios serão competências exclusivas da Assessoria Metodológica.

Para decidir sobre estas competências, esta Assessoria deverá contar com o consenso unânime dos seus membros.

Esta resolução da minha parte dá-me uma grande esperança de que o Sistema Biodanza, que criei, possa um dia influenciar de forma decisiva a mudança para um mundo mais humano.

Se o Sistema Biodanza fosse entregue ao livre-arbítrio dos distintos directores e professores, perderia a sua coerência e eficácia.

Nestes últimos anos tenho constatado, com profunda preocupação, que muitos dos nossos professores incluem no Sistema Biodanza ideias de outros autores, cujas concepções são fundamentalmente diferentes e até contrárias às minhas, propondo além disso músicas que não correspondem aos critérios de selecção musical que propus a partir de laboriosos estudos.

A inclusão de exercícios e músicas inapropriadas e a frequente ausência de exercícios do elenco oficial, diminuem e por fim anulam os efeitos benéficos da Biodanza.

Por estas razões resolvo nomear a Professora Eliane Matuk, que para mim representa uma garantia de ortodoxia, e a sua equipa de Assessores Metodológicos, de grande competência, para desempenhar de forma permanente, as funções inerentes à Assessoria Metodológica.

Milão, 25 de Fevereiro de 2009

TESTAMENTO INTELECTUAL ORIGINAL

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Desde jovem, as formas de expressão favoritas de Rolando Toro eram a poesia e a pintura.

Acompanhado constantemente de canetas e cadernos, preenchia um por semana, o que demonstra a sua dedicação incansável à arte da escrita, um refúgio seguro. A criação de poemas e cartas era uma forma de terapia pessoal quando outros recursos emocionais lhe faltavam.

Na pintura, empenhava-se com rigor e sofisticação, explorando uma variedade de estilos que lhe permitiam expressar as suas emoções complexas, relacionadas com as diferentes fases da vida. Esta prática era uma válvula de escape criativa e um meio de autodescoberta.

PUBLICAÇÕES

TORO, Rolando. Balada del ángel caído. Santiago do Chile: Andros Impresores, 2005.
TORO, Rolando. Biodanza, a cura di Eliane Matuk: Integrazione esistenziale e sviluppo umano attraverso la musica, il movimento, l’espressione delle emozioni. Tradução do original em espanhol por Eliane Matuk. 1 ed. da série “L’autra medicina/studio”. Como: Red Edizioni, 2000.
TORO, Rolando. Biodanza, a cura di Eliane Matuk: Musica, movimento, comunicazione espressiva per lo sviluppo armonico della personalità. Tradução do original em espanhol por Eliane Matuk. 1 ed. Milão: Red Edizioni, 2007.
TORO, Rolando. Biodanza, a cura di Eliane Matuk: Musica, movimento, comunicazione espressiva per lo sviluppo armonico della personalità. Tradução do original em espanhol por Eliane Matuk. 2 ed. Milão: Red Edizioni, 2016.
TORO, Rolando. Epifanía de la Diosa. Santiago do Chile: Cromia S.A., 2007.
TORO, Rolando. Éxtasis del renacido, Primera edición. Caracas: Editorial Galac, 1992; Segunda edición, Caracas: Editorial Galac, 1995.
TORO, Rolando. La nota única. Santiago do Chile: Ediciones 2001, 2009.
TORO, Rolando. Lo imposible puede suceder. Segundo volumen. Oaxaca: Proveedora Gráfica, 1995.
TORO, Rolando. Projeto Minotauro – Abordagem Terapêutica do Sistema Biodanza. Rio de Janeiro: Editora Vozes, Ltda, 1988.
TORO, Rolando. Tras los pasos de Afrodita. Primer volumen. Oaxaca: Proveedora Gráfica, 1995.

 

OBRAS MANUSCRITAS

TORO, Rolando. Crepitaciones del sueño. Ensayo sobre los collages de Ludwig Zeller.
TORO, Rolando. Incorporanting the rose. Poems.Translated by Genevieve Pottier.
TORO, Rolando. Epifanía de las Piedras. Poesías y fotografias.
TORO, Rolando. Geografía secreta. Itália, 1995.
TORO, Rolando. La ciudad del deseo.
TORO, Rolando. La ñiña y el toro. Poesías.
TORO, Rolando. La noche.
TORO, Rolando. Las Puertas de Palanzo. Poesía. Fotografia. Primera Edición. Santiago do Chile: Editorial Minotauro, 2003.
TORO, Rolando. Los Sueños del mar. Chile, 1997.
TORO, Rolando. Una mujer con voz de cerezo.