Mitos e Filosofia em Biodanza: as origens do sagrado
No fim-de-semana de 17 e 18 de Maio, a Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto dá continuidade ao seu percurso formativo com um módulo especialmente inspirador: Antecedentes Míticos e Filosóficos de Biodanza. Este será orientado por Viviana L. Toro Matuk, professora amplamente reconhecida pelo seu profundo conhecimento nestas matérias e em particular no método Biodanza.
Neste encontro, mergulharemos nas fontes arquetípicas que fundamentam a proposta existencial da Biodanza, resgatando a sabedoria ancestral dos mitos e das tradições filosóficas que moldaram a visão sagrada da vida e da natureza. Rolando Toro, criador do sistema Biodanza via nestas narrativas míticas e nas figuras arquetípicas uma expressão essencial das necessidades humanas mais profundas: a celebração da vida e a comunhão com a natureza.
Inspirado na ideia de Carl Gustav Jung de que os seus estudos teóricos sobre a psicologia do inconsciente colectivo atingissem uma dimensão corporal, Toro integrou essas forças simbólicas num contexto vivencial, desenvolvendo cerimónias específicas. O primeiro foi o Projecto Minotauro e seguiram-se: Deméter e os mistérios agrícolas, O retorno de Dioniso, Os mistérios de Orfeu, A Missão Argonauta, Os ritos de primavera, O renascimento na água.
Um dos arquétipos fundamentais estudado neste módulo, é o arquétipo de Cristo, vínculado com o amor.
O programa contempla ainda um olhar filosófico sobre pensadores como Heráclito e Pitágoras cujos arquétipos estão ligados ao continuum e à harmonia.
Estes saberes antigos, revisitados à luz da Biodanza, tornam-se instrumentos de transformação do presente e sementes de um futuro mais humano.
Podemos encontrar inspiração nestes Mistérios para nutrir a saúde e a vitalidade da nossa civilização. Rolando Toro
Este é mais do que um módulo temático — é um convite a vivenciar no corpo, os Mistérios da Vida.
Vem conhecer-nos!
CONTACTE-NOS!