Transe e Regressão

Transe e Regressão

Módulo de Transe e Regressão em Biodanza – Porto, 20 e 21 de Setembro

O estudo do transe permanece ainda pouco explorado na literatura contemporânea, apesar da sua relevância para a compreensão da consciência humana. A própria etimologia da palavra — proveniente do latim transire (transitar, passar de um estado a outro) — sugere a profundidade de um fenómeno que implica modificações do estado de consciência.

Rolando Toro, criador da Biodanza, foi um dos pensadores que mais se dedicou ao estudo do transe, não apenas como objecto de investigação, mas como experiência vivencial e recurso integrador. Através de exercícios e cerimónias de Biodanza, concebeu uma técnica de indução de transe que reduz a ansiedade, suaviza a preponderância do ego e favorece a harmonização com os outros seres humanos e com o ambiente.

Todos possuímos a capacidade natural de entrar em transe — como acontece, por exemplo, durante o sono.

A regressão à origem, conceito desenvolvido por Rolando Toro, consiste num retorno psicofisiológico progressivo e harmonioso a estados primordiais — desde a etapa fetal e experiências perinatais até às vivências da primeira infância. Este mecanismo biológico com carácter renovador e integrador, favorece harmonização orgânica e reconecta-nos com a nossa identidade original.

No Módulo de Transe e Regressão, a realizar-se nos dias 20 e 21 de Setembro, na Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto, serão aprofundados os conceitos de transe e regressão, os diferentes tipos de transe e os exercícios correspondentes aos cinco níveis propostos por Rolando Toro.

A condução estará a cargo de Viviana L. Toro Matuk e Susana Sarmento.

Um convite para atravessar as portas da consciência e descobrir, em si, as forças integradoras do transe e da regressão.

CONTACTE-NOS!

Did you like this? Share it!