Fisiologia e Comportamento

Aspectos fisiologicos_Eliane

Fisiologia e Comportamento

O cérebro é constituído por estruturas especializadas na percepção do mundo externo, linguagem, memória, sensibilidade e motricidade. Rolando Toro

No último módulo da Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto, os alunos conheceram o programa dos Aspectos Fisiológicos, explorando a relação entre o sistema nervoso e os modelos de comportamento humano. Sob a orientação de Eliane Matuk, especialista com mais de quatro décadas de investigação no tema, a abordagem integrou o conhecimento anatómico e fisiológico do cérebro, estabelecendo com muita propriedade as ligações entre os fundamentos teóricos e os exercícios práticos da Biodanza.

Com um rigor científico exemplar e uma didáctica envolvente, Eliane expôs a complexidade do sistema nervoso (formado pelo encéfalo, medula espinal e nervos), essencial para a sobrevivência. O encéfalo – constituído pelo cérebro (composto pelo telencéfalo e diencéfalo), tronco encefálico e cerebelo – revela na sua estrutura uma comunicação abundante e dinâmica entre os seus componentes com efeitos transversais no ser humano.

Um dos temas principais e original foi o S.I.A.L.H. – Sistema Integrador-Adaptativo Límbico-Hipotalâmico, que inclui o Sistema Límbico (nomeado por Paul Donald MacLean, médico fisiólogo americano) e o Eixo Hipotálamo-Hipófise. Esta estrutura neurofuncional “está intimamente ligada à expressão dos instintos, das emoções e dos afectos. Contribui para a consolidação dos modelos de comportamento e influencia o córtex cerebral”. As suas funções permitem “a coordenação entre as funções biológicas do organismo e as necessidades de sobrevivência”.

O criador da Biodanza, Rolando Toro, desenvolveu um sistema de exercícios que induzem vivências específicas com o propósito de estimular a região límbico-hipotalâmica (ou arquiencéfalo), reduzindo temporariamente a actividade cortical (actuando sobre áreas de significativa actividade do neoencéfalo, em especial, as áreas das linguagem verbal, da motricidade voluntária e da visão). Toro corroborou a hipótese do médico e ensaísta espanhol Juan Rof Carballo, que enfatizou a importância de resgatar a articulação entre o arquiencéfalo e o neoencéfalo como a única possibilidade para uma melhor qualidade de vida.

A Biodanza emerge, assim, como um sistema integrador, promovendo novos modelos de comportamento que respondem às necessidades vitais e favorecem o florescimento humano.

Um agradecimento especial a Eliane Matuk, à equipa, aos colegas e aos alunos que participaram deste módulo, enriquecendo a experiência com o seu entusiasmo e dedicação.

CONTACTE-NOS! CALENDÁRIO

Did you like this? Share it!