Aspectos Biológicos de Biodanza: um módulo brillante com Simona Zazzetta!
A 14 e 15 de Dezembro, a Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto teve o privilégio de contar com a ilustre presença de Simona Zazzetta como didacta convidada para orientar o módulo de Aspectos Biológicos de Biodanza. Este módulo foi ainda engrandecido com a presença de Viviana L. Toro Matuk, que gentilmente actuou como tradutora de forma exímia e precisa, facilitando a compreensão quer da teoria, quer da prática. A colaboração com Simona e Viviana foi, sem dúvida, uma experiência excepcional, que transcendeu as expectativas e proporcionou aos participantes uma vivência enriquecedora e profunda.
O tema abordado, de grande complexidade e abrangência, explora a génese da vida e a origem do universo, cuja hipótese de Rolando Toro é enunciada no Princípio Biocêntrico, segundo o qual “a vida é o projecto que orienta a evolução do cosmos”. Este conceito coloca a vida como um sistema vivo omnipresente, contrário à visão mecanicista que considera a vida como um mero resultado do acaso, fruto da combinação aleatória de matéria inanimada até o surgimento da primeira forma de vida. Durante o módulo, os participantes percorreram as principais teorias sobre a origem do universo, do sistema solar e da Terra, aprofundando-se na organização dos seres vivos.
Seguiu-se o estudo dos Princípios universais dos seres vivos, entre os quais se destacam a Filiação biológica e a Auto-regulação. A Filiação biológica estabelece que os seres vivos compartilham uma composição química semelhante, tanto entre si quanto com o universo. Seis elementos químicos essenciais — hidrogénio, oxigénio, carbono, azoto, fósforo e enxofre — possuem uma distribuição percentual comparável e presente na composição desde as bactérias até os mamíferos, passando pela poeira interestelar e pela fracção volátil dos cometas. A Auto-regulação, por sua vez, diz respeito à capacidade dos seres vivos para activar mecanismos de equilíbrio interno conservando a sua unidade orgânica, através dos sistemas homeostáticos.
A parte final do curso focou as especificidades da vida humana, destacando a reflexão sobre o Progresso biológico e os critérios necessários para defini-lo. Neste ponto, a genialidade de Toro emergiu com o Nível de autonomia como critério unificante para avaliar a evolução biológica. Definiu Autonomia como:
a organização de um sistema independente dentro de um sistema maior, capaz de realizar ações diversas, mantendo uma perfeita integração com o sistema mais amplo. Rolando Toro
Um dos momentos mais emocionantes do módulo foram as Danças dos elementos, que proporcionou aos participantes uma integração vívida entre teoria e experiência, sublinhando a aplicação prática e intuitiva dos conceitos biológicos.
O feed-back dos alunos foi unânime: a clareza e a leveza com que Simona Zazzetta apresentou e descompôs esses complexos conceitos biológicos foram admiradas por todos. Se fosse possível sintetizar a experiência vivida durante o fim de semana numa palavra, ela seria leveza. Parabéns, Simona, por tornares acessíveis e compreensíveis estes conhecimentos fundamentais!
CONTACTE-NOS para mais informações.