A Vitalidade: redescobrir a alegria de viver!

Vitalidade_Rolando Toro

A Vitalidade em Biodanza: redescobrir a alegria de viver!

Nos dias 18 e 19 de Outubro de 2025, a Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto acolhe o Módulo 12 – Vitalidade, orientado por Marcelo Mur, professor didacta com ampla experiência internacional.

Este módulo inscreve-se no Curso de Formação de Professores de Biodanza e aborda a primeira das cinco linhas de vivência, expressão genética do potencial humano: a Vitalidade.

É o potencial para o equilíbrio orgânico, a homeostase, o impulso vital e a harmonia biológica (Inconsciente Vital). Rolando Toro

Do ponto de vista teórico, serão explorados conceitos fundamentais como os índices de vitalidade, a auto-regulação da temperatura, a respiração e a visão integrada da vitalidade, com referência ao Princípio Biocêntrico e ao conceito de Inconsciente Vital. A proposta articula contributos da psicologia, da biologia e da psiconeuroimunologia, sublinhando a ligação entre estilos de vida saudáveis, expressão emocional e integração psicofísica.

A dimensão vivencial do módulo permitirá aos participantes experimentar exercícios específicos de Biodanza, que estimulam a potência dos instintos, favorecem a reeducação afectiva e promovem uma sensação de plenitude existencial.

A Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto renova, assim, a sua missão de oferecer uma formação sólida e, ao mesmo tempo, profundamente transformadora, despertando nos futuros professores e alunos a capacidade de conexão com os impulsos vitais, a alegria de viver e a energia disponível para a acção.

O módulo está igualmente aberto a todas as pessoas que tenham interesse no tema da Vitalidade e desejem vivenciar a proposta da Biodanza.

CONTACTE-NOS!

NOTA BIOGRÁFICA

Marcelo Mur é licenciado em Psicologia pela Universidad Argentina “J. F. Kennedy” de Buenos Aires e está inscrito na Albo professionale dell´Ordine della Lombardia. Diplomado como professor de Expressão Corporal pela Escuela Nacional de Danzas de Buenos Aires. Durante 5 anos dedicou-se à prática da psicologia clínica em consultório privado. Foi docente no curso de mestrado de 1º nível Relazioni e sentimenti nelle professioni educative e di cura, sobre o tema Consapevolezza emotiva e corporeità, na Universidade Católica em Piacenza, nos anos de 2008, 2010, 2011. É director da Scuola di formazione in Biodanza di Genova desde 2004 e coordenador da Scuolatoro UNIPIB de Milão desde 1992. Está inscrito no Registo Regionale Operatori in Discipline Bio Natural – DBN – della regione Lombardia. É sócio da Associazione Internazionale Professionale Operatori di Biodanza (A.I.P.O.B.) e da Associazione Biodanza Italia. Foi aluno e colaborador de Rolando Toro desde 1976 e é um dos 4 membros por si nomeados da Assessoria Metodológica. Professor didacta em módulos de formação em diversas Escolas de Biodanza na América Latina e Europa. É professor nos seguintes Cursos de Especialização em áreas de Aplicação e Extensões de Biodanza: Biodanza Clínica e Projeto Minotauro. Profissional com experiência consolidada na condução de cursos de Biodanza para adultos e grupos específicos de pessoas com deficiência (CDD Futura, Nave, de 2009 a 2012; CSE Futura, Nave, de 2010 a 2012; Coop. Il Cammino, Castelcovati, 2010/2011; Coop Mamrè, Calcinato, de 2018 a 2021), pessoas com sofrimento psicológico grave, pessoas diagnosticadas com autismo, idosos em Residências Sénior, crianças e pré-adolescentes.

Did you like this? Share it!