A profundidade da experiência humana!

A vivência 2024

A profundidade da experiência humana: a Vivência no 3º Módulo de Formação de Professores de Biodanza

Rolando Toro, criador da Biodanza, foi uma figura de múltiplas facetas: professor, psicólogo, antropólogo, investigador, artista e poeta.

Durante a década de 1960, Toro, integrou equipas multidisciplinares de produção colaborativa de conhecimento sobre o ser humano, onde exploravam caminhos para a humanização na psiquiatria e de valorização da vida, pesquisavam sobre a possibilidade de expansão da consciência através da arte e formas terapêuticas relacionadas com o estímulo de emoções, como o prazer e a alegria, na dança. Foi neste contexto e no âmbito epistemológico que nasceu uma ciência pioneira, na época denominada de Psicodança, propondo uma metodologia inovadora: a vivência, uma esperança de futuro para as ciências humanas.

Por volta de 1965, emergiu o primeiro eixo do Modelo Teórico: o eixo horizontal, que expressa o continuum entre Identidade e Regressão, uma pulsação entre a consciência de si e estados de expansão da consciência.

Em 1968, Toro redefine o conceito de vivência, inspirado nos filósofos Wilhelm Dilthey (Erlebnis, 1883) e José Ortega y Gasset (Vivencia, 1913), bem como pelos estudos de Alfred Auersperg (Génese actual, 1961), renomado neurologista e seu professor. Para Toro, a vivência é uma:

experiência vivida com grande intensidade por um indivíduo no momento presente, envolvendo a cenestesia, as funções viscerais e emocionais.  Rolando Toro

O terceiro módulo de formação, dedicado ao tema A Vivência, foi verdadeiramente surpreendente! O programa prevê a indução de diversos tipos de vivências integradoras, isto é, vivências que percorrem as cinco linhas de vivência, os canais de expressão dos potenciais humanos. Segundo Toro, a intensidade varia directamente com o nível de conexão do indivíduo consigo mesmo, com a qualidade do estímulo recebido e inversamente com a actividade de controlo consciente e vigilância.

O relato de vivência e as reflexões partilhadas pelos alunos após o fim-de-semana, trouxeram revelações inesperadas, uma “força de realidade” que sublinha uma ligação verdadeira consigo mesmo e aponta novos patamares de organização interna e de relação com o mundo. A Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto celebrou a entrega e a autenticidade com que os participantes se permitiram envolver neste processo, sublinhando o potencial transformador da vivência como prática essencial para a integração do ser humano.

A vivência confere à experiência subjectiva de cada indivíduo singular a palpitante qualidade existencial do vivido “aqui e agora” Rolando Toro

Did you like this? Share it!