A beleza da integração entre Psicologia e Vida

Aspectos fisiologicos_eliane

A beleza da integração entre Psicologia e Vida

O amor não é um estado momentâneo, mas uma “evolução” que envolve a existência. Rolando Toro

Definir numa palavra a sensação do percurso formativo na Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro – BRT Porto é pasmo! Vislumbrar as conquistas no movimento expressivo de um grupo dedicado e comprometido, que confia na Biodanza e nos seus primorosos professores, é sem dúvida um privilégio maravilhoso.

Sobre os Aspectos Psicológicos de Biodanza, é indescritível o domínio da teoria e prática demonstrado por Marcelo Mur. Com simplicidade e clareza, iniciou a abordagem enquadrando o objecto da Psicologia como o estudo dos processos ou funções psíquicas, entendidos como atividades que interpretam dados e estímulos externos, determinando comportamentos, que podem ser conscientes ou inconscientes, voluntários ou involuntários.

Marcelo Mur apresentou, em seguida, o modelo da psique humana desenvolvido por Rolando Toro, ampliando as bases estabelecidas por Sigmund Freud e Wilhelm Reich. Neste modelo, o conceito de Identidade assume um papel fundamental. Para Toro, a Identidade é fortalecida quando a mediação entre o indivíduo e a realidade (os outros, a Natureza, o Universo) ocorre de forma harmoniosa, isto é, conservando aspirações humanas, como saúde, prazer, inovação, amor e vinculação com a Natureza em relação à repressão exercida pela cultura. Nas pesquisas de Toro, o enfraquecimento da Identidade está na origem do que denomina de: obstrução, dissociação ou desorganização do desenvolvimento. Estes estágios geram uma baixa vitalidade, ausência de criatividade, doenças psicossomáticas e até patologias graves como o cancro e doenças auto-imunes.

Sobre o inconsciente humano, foram analisados os pilares teóricos de Freud (Inconsciente Pessoal), Jung (Inconsciente Coletivo e arquétipos) e Lacan (a estruturação do inconsciente como linguagem). Toro contribui com a proposta de dois novos estratos: o Inconsciente Vital (a cognição celular) e o Inconsciente Numinoso (“a grandeza, o esplendor, a sacralidade do ser humano”). trazendo uma nova abordagem para a compreensão da psique. O módulo também destacou as ideias de Carl Rogers sobre a psicologia humanista, e de James Hillman, que propõe que o foco da terapia mude dos processos pessoais para as ideias e que seja estímulo de intervenção activa de mudança no mundo.

Nos restantes momentos teóricos, foram exploradas o que Toro designa por expressões psicológicas do potencial genético: os instintos, as vivências, as emoções e os sentimentos. Neste percurso da expressão humanas, foi sublinhada a particular importância da transição das emoções para os sentimentos e sua ligação com a Afectividade. No seu texto da Inteligência Afectiva, Toro descreve a Afetividade como um elemento essencial no entendimento da relações humanas que a título de exemplo:

  • Gera inteligência relacional, amizade, ternura e compaixão.
  • Facilita a empatia, a capacidade de identificação com o outro.
  • É a base da consciência ética.
  • Permite o acesso à transcendência (transcende o ego).
  • Induz atitudes de aceitação, envolvimento e generosidade.  Rolando Toro

Os alunos destacaram a sintonia entre teoria e o poder das vivências onde experimentaram, emoções profundas – a conexão consigo mesmos, o sentir-se vivos e completos, a oportunidade da reconstrução da existência a cada instante, o sabor dos recomeços.

Um enorme agradecimento ao grupo de seres humanos – equipa, professores e alunos, que tornaram possível a compreensão de que a Psicologia na Biodanza, é uma força integradora e transformadora da vida.

CONTACTE-NOS!

CALENDÁRIO

Did you like this? Share it!